segunda-feira, 20 de julho de 2015

Como Consultar FGTS Pela Internet

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício que protege o trabalhador no caso de uma demissão sem justa causa.

A cada mês, no pagamento dos salários, a empresa contratante deve depositar em contas abertas da Caixa Econômica Federal, no nome de cada um de seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Como Consultar FGTS Pela Internet
(Foto: Divulgação) Como Consultar FGTS Pela Internet

O valor depositado pela empresa vai acumulando por mês, e o funcionário pode acompanhar toda movimentação através de consultas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.

Uma forma bem prática de realizar a tal consulta é através da internet, onde o empregado pode conferir o extrato completo de seu fundo de garantia, e obter outras informações relativas ao seu FGTS.


Como consultar o Saldo FGTS pela internet?


Para consultar FGTS pela internet, é preciso ter em mãos o número do PIS/PASEP. Para realizar a consulta online, você deve primeiramente acessar o seguinte site:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Neste site, é necessário fazer o cadastro de uma senha. Seguindo os procedimentos indicados abaixo:

  1. Primeiro, informe o número do PIS/PASEP.
  2. Em seguida clique na opção ‘Cadastrar Senha’ na tela principal do site

Como Consultar FGTS pela internet
(Foto: Divulgação)  Como Consultar FGTS pela internet

  1. A próxima tela apresenta o Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão, leia o contrato, e em seguida clique em Aceito.
  2. Na etapa seguinte, após aceitar os termos do contrato, preencha os campos Nome, Nome do Pai, Nome da Mãe, Data de Nascimento, Município de Nascimento e Identidade (apenas números). Estes campos são de preenchimento obrigatório.
  3. Ao preencher todas as informações, clicar em 'Confirmar’.

Como Consultar FGTS pela internet
(Foto: Divulgação) Como Consultar FGTS pela internet

  1. Na etapa seguinte, você deverá cadastrar uma nova senha, que deve conter de 6 a 8 caracteres alfanuméricos (números e/ou letras), esta senha será usada sempre que seja necessário consultar o seu saldo / extrato do FGTS. Digite a senha desejada e clique em 'Confirmar'. Feito isto, você será redirecionado para a tela inicial do site, onde você deverá informar o número do PIS e a sua nova senha cadastrada, e em seguida clicar em 'Ok'.

Pronto, após todos estes procedimentos realizados, você terá acesso ao extrato do FGTS, e poderá também realizar outros serviços, como por exemplo, a atualização de seu endereço para o recebimento do extrato impresso, e poderá também habilitar a opção de receber o extrato por e-mail ou por mensagem de texto no celular.

 Este serviço é gratuito, e qualquer trabalhador que receba o FGTS, pode realizar o seu cadastrado no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário