segunda-feira, 20 de julho de 2015

Como Consultar CNPJ

 O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica. Toda empresa deve possuir este registro, pois este é a sua identidade diante do mercado brasileiro. Este registro é único para cada empresa, e está associado a informações como nome da empresa, atividades desenvolvidas, situação cadastral, dentre outras informações importantes.

Como Consultar CNPJ
(Foto: Divulgação) Como Consultar CNPJ

O cidadão brasileiro pode realizar a consulta CNPJ de uma pessoa jurídica, de forma que possa verificar suas informações e a sua situação cadastral diante da receita federal, que informa se a mesma está ativa ou não. Esta consulta pode ser feita de diversas formas. A seguir, apresentamos os meios de consultas mais utilizados.

1) Por meio da Serasa Experian:


É possível consultar uma empresa através do serviço disponibilizado pelo Serasa Experian. Esta consulta pode ser realizada pessoalmente, em qualquer agência credenciada da Serasa, sendo necessária a apresentação de algum documento (CPF, identidade, Carteira de Trabalho. Carteira de Motorista) e a cópia simples do cartão CNPJ. Como também pode ser realizada online, para isto é preciso ter somente o número do CNPJ e acessar o site http://www.serasaexperian.com.br/consulta-cnpj/#ConsultaDeCNPJ.

Para a consulta no Serasa é cobrado um determinado valor, e a consulta fornece informações se a empresa possui dívidas em atraso, protestos ou outras pendências financeiras.



2) Por meio da Receita Federal:


A consulta por meio da Receita Federal pode ser acessada através do site http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp.

No site é necessário informar apenas o número do CNPJ, onde o usuário poderá visualizar o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica. Esta consulta é gratuita e disponível 24 horas por dia. Não traz informações sobre dívidas ou pendências financeiras.

Uma consulta ao CNPJ permite obter as seguintes informações de uma Pessoa Jurídica:
  • Número de Inscrição do CNPJ;
  • A data de abertura da empresa;
  • Nome Empresarial e o nome Fantasia;
  • Código e a descrição da Atividade Econômica Principal;
  • Código e a descrição das Atividades Econômicas Secundárias;
  • Código e descrição da natureza jurídica da empresa;
  • Endereço completo da empresa;
  • Situação Cadastral;
  • Data da Situação Cadastral;
  • Situação Especial;
  • Data da Situação Especial;

Verificar a situação cadastral de uma pessoa jurídica é muito importante, pois proporciona mais segurança ao usuário, uma vez que a pessoa pode analisar a procedência da empresa, se a mesma é confiável ou não. A consulta também beneficia o próprio proprietário da empresa, que pode acompanhar sempre a sua situação cadastral mediante e receita federal, e tomar providências nos casos problemas existentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário